top of page
  • Foto do escritorFernanda Centeno

Mudanças climáticas: o papel das florestas no sequestro de carbono

Atualizado: 23 de mai.

Estudo recente publicado na revista Nature Climate Change comprova que a conservação e restauração de florestas possuem um enorme potencial na redução do efeito estufa.




Em um momento em que os impactos do aquecimento global se acentuam e que as Soluções Baseadas na Natureza (SBN) ganham força pelo seu papel na mitigação das emissões de gases de efeito estufa (GEEs), é preciso levar em conta o respaldo científico na escolha das estratégias SBN a serem adotadas se a meta é frear as mudanças climáticas no planeta.

 

“As SBN ​​são vitais para a mitigação das alterações climáticas globais, mas os caminhos de SBN que carecem de uma boa sustentação científica ameaçam a contabilidade global do carbono, potencialmente superestimando os benefícios climáticos futuros e minando a confiança em soluções naturais rigorosas”.

 

E foi justamente este o objetivo do estudo, elucidar o estado atual da compreensão científica sobre as estratégias SBN que efetivamente reduzem ou removem GEEs a fim de dar suporte à confiabilidade das mesmas. Em uma matriz que correlaciona cada um dos 43 caminhos de SBN analisados e a escala estimada do potencial impacto de cada um, o estudo identificou quais são as estratégias com base científica robusta que podem proporcionar real segurança na mitigação de GEEs.





De acordo com o estudo, a conservação e a restauração de florestas são as opções de SBN mais eficazes no combate ao aquecimento global. Ou seja, são as estratégias que combinam benefício climático com elevado grau de certeza científica em relação a reduções ou remoções do dióxido de carbono (CO2) atmosférico.

 

É consenso que a mitigação de GEEs através da gestão do ecossistema é essencial para o cumprimento das metas climáticas globais, e a conservação e a restauração de florestas podem ser decisórias neste sentido. Portanto, estas soluções baseadas na natureza são fundamentais para conter o aquecimento global e alcançarmos a resiliência climática, e devem compor os protocolos de mitigação de GEEs para que as nações possam cumprir com seus compromissos climáticos e garantir o futuro das próximas gerações.

 

Neste sentido, o projeto BioMA Carbono, uma iniciativa da C3 Ambiental dentro do programa Floresta & Carbono, tem como meta garantir o sequestro de carbono por meio da conservação de fragmentos florestais na Mata Atlântica, preservar a biodiversidade neste rico e frágil bioma, e proporcionar renda alternativa para provedores de serviços ambientais como forma de reconhecimento pelo seu papel no combate às mudanças climáticas. Atuamos de maneira efetiva para conter o aquecimento global utilizando a estratégia SBN de conservação de florestas, com suporte científico, facilitando o envolvimento de comunidades tradicionais e produtores rurais na promoção de serviços ecossistêmicos.


Artigo: Expert review of the science underlying nature-based climate solutions

Nature Climate Change | volume 14, páginas 402–406 (2024)



 

13 visualizações0 comentário

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page