O BioCER Carbono é um projeto socioambiental de conservação de florestas e proteção da biodiversidade no Bioma Cerrado, que promove a valorização de produtores rurais e comunidades tradicionais por meio do pagamento por serviços ambientais a partir de créditos de Carbono florestal.
Além de contribuir com a mitigação dos danos causados pelo aquecimento global, o projeto tem democratizado o mercado de carbono com a inclusão de proprietários de terra, especialmente os pequenos produtores rurais, em um mercado pouco acessível e com regras rigorosas.
Num contexto de intensa degradação ambiental de áreas naturais, onde florestas são convertidas em pastagens e agricultura, a valorização de pessoas que conservam áreas cobertas por florestas é essencial e urgente para a manutenção e proteção da biodiversidade e promoção dos diversos serviços ecossistêmicos associados, como o sequestro de carbono. E o BioCER Carbono reconhece e valoriza o papel de cada produtor rural que protege a sua floresta e proporciona serviços ambientais para todo o planeta!
Por que o Cerrado?
O Cerrado é uma das florestas mais importantes do mundo por ser um “hotspot“ da biodiversidade, ou seja, abriga um grande número de espécies de animais e plantas que só ocorrem nela (e em nenhum outro lugar do mundo), e que já perdeu grande parte de sua vegetação original. Hoje, ao Cerrado possui menos de 54% de cobertura de vegetação nativa sendo que apenas 19,8% permanece inalterada, merecendo destaque em programas de conservação ambiental.
Este projeto:
-
conserva fragmentos de florestas nativas
-
protege a biodiversidade do Cerrado
-
estimula a regeneração de matas nativas
-
incentiva a adequação ambiental de Áreas de Preservação Permanente e Reserva Legal
-
capacita proprietários de terra para um uso mais sustentável do solo
-
insere provedores de serviços ambientais no mercado de carbono
-
proporciona renda alternativa para quem protege a natureza
Faça parte dessa rede de pessoas que preservam florestas e que, juntas, combatem os impactos das mudanças climáticas e a cultura de degradação ambiental! Entre em contato conosco e solicite um diagnóstico ambiental preliminar gratuito da sua propriedade, e saiba quanto a sua floresta nativa pode gerar de créditos de carbono.