A C3 Ambiental é uma empresa brasileira fundada em 2020 com o intuito de conciliar a conservação dos recursos naturais, aumento dos estoques de carbono, desenvolvimento rural e crescimento econômico do país. Com conhecimento científico e o uso de tecnologia avançada, a C3 opera na linha de frente do combate às mudanças climáticas, sempre com responsabilidade social.
Atuamos de maneira inteligente e sustentável na promoção da economia verde por meio da geração de créditos de carbono, fomentando o mercado de carbono nacional e internacional, a conservação de florestas nativas e a recuperação de áreas degradadas.
Promovemos o desenvolvimento social de comunidades rurais do Brasil mediante remuneração de produtores rurais por serviços ambientais prestados, resultando, assim, em melhoria da qualidade de vida no campo.
Nossa história
A C3 Ambiental surgiu a partir do desejo de unir pessoas e florestas em busca de um desenvolvimento socioambiental sustentável. Para que isso seja uma realidade, incentivamos produtores rurais, em especial agricultores familiares, a conservar as riquezas naturais do nosso planeta.
Nosso foco é atuar de maneira socioambiental efetivamente inclusiva. Dessa forma, buscamos auxiliar produtores rurais na provisão de serviços ecossistêmicos, a partir da conservação e regeneração de florestas nativas e adoção de boas práticas agrícolas, promovendo remuneração por crédito de carbono florestal fixado.
O emprego de metodologias avançadas em sensoriamento remoto e geoprocessamento no monitoramento do sequestro de carbono e de serviços ambientais gerados pelos produtores rurais, garantem com precisão e transparência o cômputo dos créditos de carbono de origem florestal.
Mas, por que C3?
Para entender o que nos motivou a adotar o nome C3 Ambiental, é preciso explicar um pouco sobre fotossíntese, que consiste no processo de fixação do carbono. As plantas assimilam o CO2 (gás carbônico) da atmosfera e, em contra partida, produzem O2 (oxigênio) através de suas folhas.
Existem diferentes mecanismos de fixação do carbono, conhecidos como via C3, C4 e CAM. Nas plantas que utilizam a via C3, o produto resultante da fixação do CO2 é uma molécula de 3 carbonos que possui um nome complicado, o ácido 3-fosfoglicérico, também conhecido como 3PGA. Por isso as plantas que utilizam esse mecanismo fotossintético são chamadas de plantas C3.
As árvores utilizam a via C3 para a fixação do carbono e produção de energia. Uma vez que nosso maior propósito é a conservação e restauração de florestas, as quais possuem um grande número de árvores, a via fotossintética por elas utilizadas, a via C3, inspirou nossa marca.
Além disso, nossas ações visam promover remuneração de produtores rurais e agricultores familiares por serviços ambientais prestados, principalmente no que se refere à fixação de CO2,
por meio de Consultoria e Comercialização do Carbono fixado, marcando assim nossos 3Cs como objetivo. Associado a isso, três palavras nos representam quanto ao nosso modo de ação, são elas: Criatividade, Conhecimento e Competência – os 3Cs da C3 Ambiental.
Nossa história